Como gerenciar melhor o tempo?
Tenho dificuldade de gerenciar o tempo, e agora?
Quando falamos de gestão de tempo, nos dias de hoje, muitos tem a sensação de que são pressionados a todo instante, é assim com você?
Se pararmos pra observar, tem muito sentido nisso (literalmente).
O mercado de trabalho exige de nós eficiência e produtividade, precisamos cumprir prazos e tarefas. Precisamos....precisamos...precisamos!!!
Mas, será que tem que ser assim?
Muitos vestibulandos e universitários tem em comum essa dificuldade em gerenciar o tempo e conciliar as inúmeras tarefas do cursinho ou faculdade, com a família e lazer com os amigos.
Contudo irei me ater ao que propõe Hinz, onde orienta que para gerenciarmos bem o tempo, antes é necessário analisarmos 3 condições contextuais:
Organização exterior: como é o ambiente que você estuda (quarto ou biblioteca, por exemplo)? Como é a condição exterior do teu habitat (limpo, silencioso, barulhento, escuro ou claro, etc).
Experiências anteriores: você teve alguma história com relação a gerenciamento de tempo, que deu certo? Quais foram os recursos que usou? Vale também analisar as vivências frustrantes – o que deu errado? O que faltou?
– aqui pode-se considerar como modelo – os pais, irmãos mais velhos, um amigo, professor ou alguém que você admire e tome como exemplo; e analisar se você tem/teve esse modelo na sua vivência ou não.
A observação desses pontos acima é importante, posto que para a construção de qualquer hábito é necessário levar em conta a individualidade de cada pessoa, sua subjetividade, cultura, bem como os fatores propostos acima. Pois o que é relevante e produtivo para pessoa A pode não ser para pessoa B.
Realizada a observação dos 3 pontos, pegue um papel e uma caneta e trace duas colunas:
- na primeira contendo condições reais
- e na segunda contendo condições ideais para gerenciar bem o tempo.
Seja sincero (a) consigo mesmo (a) e ao finalizar, reúna os recursos que tem (internos e externos) e dê um passo de cada vez, cumprindo o que é PRIORITÁRIO em sua agenda, e à medida que fores cumprindo, celebre cada pequena tarefa realizada.
O importante e o ideal aqui é a conquista da qualidade de tempo e de vida, pois o intuito de gerir bem o tempo é o de não vivermos de forma acelerada, a fim de que tenhamos a devida consciência do presente e do quanto o mesmo está sendo frutífero ou não.
Laís Soares - Psicóloga & Coach de carreira