Precisando de atenção?
Estar atento(a) a alguma coisa ou situação é aplicar de maneira cuidadosa os nossos esforços mentais para determinado fim. Mas afinal o que é mesmo a atenção e por que tantas pessoas tem dificuldade em aplicá-la em suas atividades, sejam elas de estudo ou trabalho?
Segundo o dicionário Aurélio (1999), a definição de atenção configura como cuidado, reflexão, aplicação.
A atenção é um assunto amplamente discutido por ser um componente habitual da vida diária, e compreendermos nosso comportamento diante dessa função mental requer observações cuidadosas a respeito de nossas vivências. A primeira delas é saber que não conseguimos prestar atenção em todas as coisas ao mesmo tempo e aquelas que percebemos definem o alcance de nosso comportamento em dado momento.
Concentrar a atenção em determinado estímulo, em detrimento de outro, é a capacidade que temos de selecionar as informações externas e o processamento interno das mesmas, e ainda manter o controle dessa enxurrada de mensagens que recebemos do mundo todos os dias.
Se você que está lendo esse texto, por algum momento desviou o foco pra outro estímulo, mas mesmo assim quer praticar a atenção em suas atividades diárias, o primeiro ponto que se deve considerar, além é claro, de ter sempre em mente que recebemos informações aos montes - a todo instante -, é que essas sugestões externas e internas que se direcionam à atenção, a saber: cenário, expectativa, relevância da tarefa, motivação, ansiedade e outros estados emocionais, podem gerar um estado atentivo mais alto.
Isso quer dizer que a sua e a minha atenção só pode se focar em estímulos que tem SIGNIFICADO, estando, dessa maneira, intimamente associada com a motivação e a aprendizagem. Portanto, caso os estímulos que provoquem sua atenção não tenham um significado positivo, assim não haverá uma elevação no grau da atenção, e tampouco motivação para cumprir a tarefa e absorver algum aprendizado. Observe-se, veja o que lhe atrai em maior ou menor grau, e feito isso mude a estratégia.
Espero ter contribuído de alguma forma com esse texto, e se quiserem fazer alguma pergunta é só entrar em contato comigo no: coachlaissoares@outlook.com ou no direct do Instagram (@coachlaissoares).
Tchau :)
PS! Até o próximo post que será complementar a este.